SENAI – Cursos Técnicos

Informações

O SENAI Bahia, que integra o SENAI Nacional – um dos cinco maiores complexos de Educação Profissional do mundo e o maior da América Latina, forma profissionais para diversas áreas da indústria brasileira, desde 1942. Além de oferecer educação profissional de qualidade para os baianos, aposta em formatos educacionais diferenciados e inovadores, que vão além do tradicional modelo de educação presencial e à distância.

Fazer parte da comunidade SENAI, significa aliar conhecimento, tecnologia e inovação em seu projeto de vida profissional.

Veja a seguir como fazer um Curso Técnico Presencial ou Semipresencial no SENAI Bahia e venha estudar com a gente!

Se você concluiu o ensino médio ou equivalente, ou está cursando o 2º ou o 3º ano do ensino médio, já pode vir estudar com a gente. Leia atentamente o Edital e escolha um curso de sua preferência.

Período de inscrições/cadastro e documentação exigida no processo seletivo:
• Enem (candidato a bolsa): de 20/06/2020 a 15/07/2020
• Cursos pagos: de 20/06/2020 a 30/07/2020

Documentação a ser anexada no ato da inscrição/cadastro (arquivos em PDF com até 10 MB por documento):
• Certificado de conclusão do Ensino Médio (ou equivalente) ou histórico escolar ou documento da escola (atestado, declaração ou comprovante de matrícula), que comprove que o aluno está matriculado e/ou frequentando regularmente o 2º ou o 3º ano do ensino médio;
• Carteira de Identidade (RG) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com foto ou Passaporte emitido pela Polícia Federal ou Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);
• Cadastro de Pessoa Física (CPF);
• Comprovante de residência (atualizado);
• Declaração da condição de baixa renda, de próprio punho, no caso de candidato bolsista. Não há um modelo para essa declaração, mas é imprescindível informar o número do CPF.

Atenção:
Caso o candidato a bolsa de estudos identifique alguma anormalidade em seu processo de inscrição, deverá comunicar imediatamente ao SENAI BAHIA pelo e-mail processoseletivochp@fieb.org.br até o dia 10/07/2020.
Caso o candidato a curso pago identifique alguma anormalidade no seu cadastro, precisará enviar um e-mail para a Central de Atendimento ao Candidato (CAC) da unidade de seu curso, informando nome completo, CPF, RG, data de nascimento, estado natural, naturalidade e telefones. Se possível, pedimos para enviar também o print da tela com o erro que aparece no momento da inscrição/cadastro.

Para 2020.2, temos novidades para você:

1. DESCONTOS NA MATRÍCULA

DESCONTO PARA PAGAMENTO DA MATRÍCULA (1ª MENSALIDADE)

• No período de 20/06 a 20/07/2020 a matrícula terá 60% de desconto sobre o valor cheio da 1ª mensalidade, conforme Anexo I para os cursos presenciais e Anexo III, para os cursos semipresenciais.
• A partir de 21/07/2020 a matrícula terá 40% de desconto sobre o valor cheio da 1ª mensalidade, conforme Anexo I para os cursos presenciais e Anexo III, para os cursos semipresenciais.
ATENÇÃO:
1-
Os boletos têm como data de vencimento o dia seguinte à sua geração. Por exemplo: se gerar o boleto dia 26/06/2020, o vencimento será dia 27/06/2020.
2 – Consulte o valor da matrícula no site ou nos anexos I e III do edital do processo seletivo publicado no site.
3 – Esses descontos não são cumulativos com outros quaisquer descontos.
 

2. Mensalidades com desconto no semestre 2020.2: 30% de desconto para pagamentos até o dia 05 de cada mês e 20% de desconto para pagamentos entre os dias 06 até 15 de cada mês para pagamento das mensalidades dos alunos ingressantes em 2020.2. Se desejar pagar o semestre no cartão de crédito em até 12 vezes sem juros ou à vista com 40% de desconto para o pagamento total do módulo/semestre, solicite por e-mail para senaifinanceiro@fieb.org.br

3. 520 Bolsas de estudo para ingressantes por meio do ENEM nos cursos técnicos presenciais, conforme edital do processo seletivo e regulamento do programa de bolsas.

4. Crédito Estudantil, consulte as condições na página do site.

5. Lançamento de um novo curso: Técnico em Administração.

6. Matrícula on-line para os cursos técnicos:

6.1 Bolsistas (ENEM) para os cursos presenciais
6.1.1.   A convocação para matrícula obedecerá à ordem de classificação geral, decrescente por nota, limitada ao número de vagas ofertadas por curso/turno.
6.1.2. O Resultado será divulgado aqui no site na página do resultado no dia 17/07/2020.
6.1.3.   O candidato aprovado em 1ª. convocação, deve acessar o Portal do Aluno com o login e senha fornecidos pelo SENAI, ler e aceitar o Termo de Compromisso e Responsabilidade no período de 17 a 20/07/2020. Caso haja novas listas, serão divulgadas na página do resultado.

6.2 Cursos Pagos (cursos presenciais e semipresenciais)
6.2.1    Após a realização do cadastro, o candidato deve realizar o pagamento da matrícula (1ª mensalidade). Após a confirmação do pagamento, será analisada a documentação anexada pelo candidato no momento do cadastro.
6.2.2    Caso haja alguma pendência de documentação, a Central de Atendimento ao Candidato (CAC) notificará por e-mail o candidato para a regularização da referida pendência. O candidato deverá solucionar a pendência até 5 dias uteis após a notificação, limitado ao início das aulas (03 de agosto de 2020).
6.2.3   A efetivação da matrícula se dará após a confirmação do pagamento, da validação dos documentos anexados pelo candidato no momento do cadastro e da disponibilidade de vaga. O candidato será notificado por e-mail quanto a confirmação da matrícula no curso, juntamente com o ‘login’ e ‘senha’ para acesso ao Portal do Aluno.
6.2.4    Não haverá matrícula condicionada à apresentação posterior de documentos.

7. Oferta de Cursos Técnicos Presenciais e Semipresenciais:

7.1 Cursos Presenciais:
7.1.1 As aulas serão ministradas nos turnos matutino, vespertino ou noturno, por meio da Plataforma MEU SENAI e assim que houver autorização dos governos estadual e municipais, retomaremos as aulas presenciais nas instalações das Unidades do SENAI BAHIA, respeitando o protocolo de retomada das aulas estabelecido pela instituição.
7.1.2 As aulas por meio da Plataforma MEU SENAI serão realizadas remotamente e acontecerão de forma síncrona, ou seja, ao vivo. Algumas atividades serão realizadas assincronamente, de acordo com a disponibilidade de horário do aluno.
7.1.3 Para que o aluno acompanhe as aulas remotas síncronas (ao vivo) na Plataforma MEU SENAI ele deve dispor de computador com acesso à internet e pacote Office, conforme requisitos especificados no edital do processo seletivo.

7.2 Cursos Semipresenciais:
7.2.1 As aulas dos cursos serão realizadas semipresencialmente, via Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), que ficará disponível durante todo o período letivo para que o aluno acesse, por meio de computador com acesso à internet e pacote Office, conforme requisitos especificados no edital do processo seletivo.
 7.2.2 Serão realizadas aulas presenciais obrigatórias para realização de experiências laboratoriais e atividades práticas, demonstração, simulação, seminários, estudos de casos, visitas técnicas, projetos e pesquisa, bem como outros instrumentos que a experiência pedagógica indicar, assim que os governos estadual e municipais autorizarem o retorno das atividades presenciais, respeitando o protocolo de retomada das aulas estabelecido pela instituição.

8. Início das aulas: 03 de agosto de 2020.

9. Horários das aulas:

• Matutino: de segunda-feira à sexta-feira, de 7h30 às 11h30 e quando necessário, aos sábados no turno matutino e/ou vespertino;
• Vespertino: de segunda-feira à sexta-feira, das 13h às 17h e quando necessário, aos sábados no turno matutino e/ou vespertino;
• Noturno: de segunda-feira à sexta-feira, das 18h40 às 21h40 e aos sábados, no turno matutino e/ou vespertino, exceto na Unidade CIMATEC, que o horário de segunda-feira à sexta-feira é das 18h40 às 22h. Durante a impossibilidade de retomada das aulas de forma presencial, a Unidade CIMATEC seguirá o horário das aulas das demais Unidades, ou seja, das 18h40 às 21h40.

Mais informações: processoseletivochp@fieb.org.br

Conheça os cursos ofertados e o valor da matrícula.

Para saber o valor das mensalidades, clique aqui.

Chega Mais! Venha estudar no SENAI. Na prática, faz toda a diferença!

Para conhecer outras formas de ingressar no SENAI, envie um e-mail para a Central de Atendimento ao Candidato (CAC). Verifique a lista das Centrais de Atendimento ao Candidato (CAC) do SENAI BAHIA e respectivos e-mails.

Transferência Externa
Portador de Diploma de Nível Técnico ou Superior