SENAI – Cursos Técnicos

Informações

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

Os novos alunos matriculados no período de 09 a 25/01/2020, em um dos Cursos Técnicos pagos, presenciais e semipresenciais, terão direito a uma bolsa integral no curso de Excel Básico com carga horária de 20h. Clique aqui e consulte o Regulamento dessa Condição Comercial.

O SENAI Bahia, que integra o SENAI Nacional – um dos cinco maiores complexos de Educação Profissional do mundo e o maior da América Latina, está com inscrições abertas para o Processo Seletivo dos Cursos Técnicos Presenciais e Semipresenciais.

Se você concluiu o ensino médio ou equivalente, ou está cursando o 2º ou o 3º ano do ensino médio, já pode vir estudar com a gente. Leia atentamente o Edital e escolha um curso de sua preferência.

PERÍODO DE INSCRIÇÃO E FORMAS DE INGRESSO

 Para fazer um Curso Técnico no SENAI Bahia, existem duas formas de ingresso:

  1. PELO ENEM (BOLSA DE ESTUDO): Inscrição de 09/11 a 05/12/2019: Seleção de Bolsistas via ENEM, para candidatos com pontuação média aritmética simples, igual ou superior a 550 (quinhentos e cinquenta) pontos no ENEM dos anos de 2014, 2015, 2016, 2017 ou 2018.

REQUISITOS PARA CONCORRER À BOLSA DE ESTUDOS:

  • Ter realizado o ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio – nos anos de 2014, 2015, 2016, 2017 ou 2018, com pontuação média aritmética simples, igual ou superior a 550 (quinhentos e cinquenta) pontos;
  • Ter condição de baixa renda e autodeclarar, por escrito, esta condição no ato da matrícula. Não há modelo para a declaração, mas é obrigatória a informação do número do CPF do aluno;
  • Não ser aluno de curso de aprendizagem industrial básica ou técnica no SENAI/DR/BA, na data da classificação geral para a matrícula;
  • Não ter sido matriculado por meio do Programa de Bolsas de Estudo do SENAI/DR/BA nos últimos 02 (dois) anos em Cursos Técnicos (Cursos de Habilitação Profissional – CHP), exceto para os casos em que o SENAI cancelou a oferta do curso/turno e não houve aproveitamento da bolsa para outro curso/turno.

RESULTADO DA BOLSA: 06/12/2019

MATRÍCULA (1ª CONVOCAÇÃO): 06 A 11/12/2019.

Atenção: As demais listas de convocação serão divulgadas neste site. Após a convocação, o candidato deve dirigir-se à Unidade ofertante de seu curso com a documentação necessária para realização da matrícula.

  1. POR ORDEM DE MATRÍCULA (CURSO PAGO)

As inscrições foram prorrogadas até 26 de janeiro de 2020.

CRÉDITO EDUCATIVO

Pensando em novas possibilidades para você ter acesso a uma boa formação técnica e aumentar suas chances no mercado de trabalho, o SENAI Bahia fechou uma parceria com a FUNDACRED e lançou o CredTEC.

Clique aqui e saiba mais 

MATRÍCULAS

Para matricular-se em um curso pago, após a inscrição, dirija-se a Central de Atendimento ao Candidato (CAC) da unidade do SENAI com toda a documentação, e matricule-se!

Se deseja concorrer a uma bolsa de estudos e atende a todos os requisitos para concorrer, inscreva-se! Se você for convocado, dirija-se a Central de Atendimento ao Candidato (CAC) da unidade do SENAI escolhida e matricule-se presencialmente.

DOCUMENTAÇÃO PARA MATRÍCULA

 Independentemente da forma de ingresso, você precisará levar os seguintes documentos em originais:

  • Certificado de conclusão do Ensino Médio ou histórico escolar ou documento da escola (atestado, declaração ou comprovante de matrícula), que comprove que você está matriculado e/ou frequentando regularmente o 2º ou o 3º ano do ensino médio;
    • Carteira de Identidade (RG) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com foto ou Passaporte emitido pela Polícia Federal ou Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Comprovante de residência (atualizado);
  • Comprovante de pagamento da 1ª mensalidade, no caso de candidato pagante;
  • Declaração da condição de baixa renda, no caso de candidato bolsista.

 

ATENÇÃO:

  1. O pagamento da 1ª mensalidade (matrícula) deverá ser realizado no ato da matrícula na própria Unidade SENAI Bahia.
  2. O candidato à bolsa de estudo, deve declarar no ato da matrícula, a sua condição de baixa renda. Não há um modelo para essa declaração, mas é imprescindível informar o número do CPF.

Conheça os cursos ofertados e aproveite o melhor período para pagamento da sua matrícula (1ª mensalidade) com os descontos promocionais.

Para saber o valor das mensalidades, clique aqui.

As aulas iniciam dia 27 de janeiro de 2020.

NOTA: No folheto de divulgação do Processo Seletivo para os Cursos Técnicos Semipresenciais 2020.1,  onde se lê horário do encontro presencial do Curso de Eletromecânica da unidade SENAI Dendezeiros, “Sábados de 13h às 17h”, leia-se “Sábados de 8h às 12h”.

Chega Mais! Venha estudar no SENAI. Na prática, faz toda a diferença!

Para conhecer outras formas de ingressar no SENAI, acesse:

Transferência Externa

Portador de Diploma de Nível Técnico ou Superior

Saiba mais

Cadastre-se para receber as novidades dos cursos técnicos