SENAI – Cursos Técnicos

Sistemas de Energia Renovável

  • Presencial

O curso habilita o profissional para atuar na instalação, operação, manutenção e projetos de sistemas solar fotovoltaico e eólico, cumprindo legislações vigentes, parâmetros de eficiência energética, normas técnicas, de qualidade, de segurança e saúde e, ainda, ambientais.

Com uma equipe de professores experientes e capacitados, este curso conta ainda com uma oferta diversificada de recursos didáticos com laboratórios de Energias Renováveis (Eólica e Solar), além dos laboratórios de Instalações Elétricas Prediais, Instrumentação Industrial, Eletroeletrônica, Sistemas Digitais e Manutenção Mecânica Industrial.

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

 

De olho no Mercado

Com um mercado abrangente e com novas tecnologias em expansão, o profissional poderá atuar nas áreas de fabricação e montagem de módulos fotovoltaicos e aerogeradores, operação e manutenção de parques de geração de energia eólica e solar, elaboração de projetos e instalação de sistemas eólicos e solares de pequeno porte.

Novidade no mercado

Com poucas possibilidades de expandir a capacidade hidrelétrica, o Brasil investe em projetos de pesquisa em fontes alternativas para geração de energia. Segundo a Associação Brasileira de Energia Eólica – ABEEólica, o Brasil iniciou em março de 2017 com uma capacidade instalada de 10,85GW, representando 7,1% de sua matriz energética. A previsão é que ao final de 2020, serão 17,94GW instalados. Conforme a Agencia Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, a potência instalada de energia solar no Brasil ao final de 2016 foi de 23MW, representando 0,9% da matriz energética. A Associação Brasileira de Energia Solar – ABSOLAR, prevê que a participação da energia solar deve passar de 10% na matriz energética em 2030. A Bahia é hoje a segunda colocada no ranking nacional de geração de energia eólica, com previsão de ser, em 2020, a primeira desse ranking, além de possuir a segunda maior usina solar fotovoltaica da América Latina. Outro ponto importante, é que a Bahia dispõe de toda a cadeia para fabricação e montagem de aerogeradores. De olho nessa tendência, o SENAI tem capacitado profissionais com competências para atuar no desenvolvimento de novas tecnologias em fontes alternativas de energia.

Destaque

O curso técnico em Sistemas de Energia Renovável oferecido pelo SENAI CIMATEC é pioneiro na Bahia, sendo a primeira turma iniciada no segundo semestre de 2016.

Por tudo isso, fazer um curso no SENAI Bahia, significa qualidade e reconhecimento do mercado.

Venha fazer parte do SENAI!

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Matriz Curricular - Curso Presencial

Módulo Disciplina Carga Horária Certificação
Módulo II Eletrônica Básica 60h Prosseguimento de Estudos
Tecnologias de Energia Renovável 60h
Gestão de Montagem, Instalação e Manutenção de Sistemas de Energia Renovável 40h
Montagem de Equipamentos e Estruturas Mecânicas 80h
Instalação de Sistemas de Energia Renovável I 60h
Subtotal 300h
Módulo III Instalação de Sistemas de Energia Renovável II 60h Prosseguimento de Estudos
Operação de Sistemas de Energia Renovável 40h
Manutenção de Sistemas de Energia Renovável 80h
Fabricação de Equipamentos, Componentes e Peças 60h
Projeto Final de Curso I 60h
Subtotal 300h
Módulo IV Medições Anemométricas e Solarimétricas 60h Técnico de Nível Médio em Sistemas de Energia Renovável CBO 3115-15
Gestão Ambiental 20h
Gestão de Pessoas e Processos 40h
Projeto de Sistemas de Energia Renovável (pequeno porte) 120h
Projeto Final de Curso II 60h
Subtotal 300h
Total do Curso 900h

Inscreva-se

Clique e participe do nosso processo seletivo.