SENAI – Cursos Técnicos

Mecatrônica

  • Presencial

Este curso forma profissionais multiqualificados, com participação em projetos, montagem e manutenção de dispositivos mecatrônicos e ampla visão das tecnologias utilizadas nos modernos sistemas de automação industrial. O curso possui professores capacitados e nossa infraestrutura conta com laboratórios de Sistemas Digitais, Hidráulica e Pneumática, Robótica, Manufatura Avançada, Eletrônica, Comando Numérico Computadorizado, entre outros. O Polo Industrial de Camaçari absorve uma quantidade considerável de técnicos deste curso do SENAI, que está entre os melhores do Brasil. Inclusive, nossos alunos de mecatrônica ficaram em 2º lugar na última Olimpíada do Conhecimento, a maior competição de Educação Profissional das Américas.

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

De olho no Mercado

O técnico em mecatrônica atua no mercado de forma muito abrangente. Ele é capaz de operar, programar e dar manutenção a sistemas eletromecânicos e automatizados, e atuar em diversos segmentos industriais como Automobilística, Papel celulose, petroquímica, petróleo e gás, Alimentos, Biodiesel, Cervejaria, Energia, Têxtil, além de empresas desenvolvedoras de projetos e soluções automatizadas.

A área de Mecatrônica é uma das áreas mais novas da engenharia, bem como do nível técnico-profissionalizante, em todo o mundo. Entretanto já se revela uma das nove profissões do futuro. De acordo com uma pesquisa da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjam), o técnico em mecatrônica está entre as nove qualificações mais procuradas pelas indústrias de todo o Brasil considerando uma perspectiva do mercado industrial até o ano de 2020.

O Pólo Industrial de Camaçari por exemplo, localizado a 50 Km de Salvador, absorve uma quantidade considerável dos egressos dos cursos técnicos do SENAI, em especial o de Mecatrônica.

Destaque Nacional

O curso técnico em Mecatrônica oferecido pelo SENAI Bahia está entre os melhores cursos do SENAI oferecidos em todo o país, e com média acima da nacional em 2015.

Fonte: SAEP (Sistemas de Avaliação da Educação Profissional).

Venha fazer parte do SENAI!

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Matriz Curricular - Curso Presencial

Módulo Disciplina Carga Horária Certificação
MÓDULO BÁSICO Fundamentos da Comunicação 30h Prosseguimento de Estudos
Fundamentos da Eletrotécnica 120h
Desenho Técnico 50h
Fundamentos da Mecânica 40h
Materiais de Construção Mecânica 30h
Inovação e Empreendedorismo I 30h
Subtotal 300h
MÓDULO I Acionamento de Dispositivos Atuadores I 90h Qualificação Profissional Técnica em Instalador de Sistemas Elétricos Prediais CBO 7156-10
Eletrônica 90h
Microcontroladores 90h
Inovação e Empreendedorismo II 30h
Subtotal 300h
MÓDULO II Acionamento de Dispositivos Atuadores II 60h Qualificação Profissional Técnica Instalador de Sistemas Elétricos Industriais CBO 7156-15
Sistemas Automatizados de Produção 70h
Manutenção de Máquinas e Equipamentos 50h
Sistemas Lógicos Programáveis I 60h
Projeto Final de Curso I 60h
Subtotal 300h
MÓDULO III Instrumentação e Controle de Processos 60h Habilitação em Técnico de Nível Médio em Eletrotécnica CBO 3131-05
Sistemas Lógicos Programáveis II 80h
Processos de Usinagem 60h
Sistemas Supervisórios 40h
Projeto Final de Curso II 60h
Subtotal 300h
Total do Curso 1200h